Os pelos longos e fofos do Coton de Tulear tem textura macia, comparável à do algodão, daí deriva seu nome em francês.
O temperamento do Coton de Tulear é alegre e sociável, seja com humanos ou outros animais, é companheiro por natureza, bonito, festeiro e carinhoso.
A raça Coton de Tulear é originária da África, mais precisamente de Madagascar, levando o nome da sua capital “ Tulear“.
Por ser de uma colônia francesa a raça Coton de Tulear foi desenvolvida na França onde Bichons e Malteses foram introduzidos ao Coton nativo.
Como adora compartilhar o dia a dia com o dono, o Coton de Tulear está sempre pronto para brincadeiras, passeios ou uma simples bagunça no quintal ou dentro de casa.
O vídeo abaixo mostra “Harley“, macho de nossa criação recepcionando deu dono “Luiz“ que acaba de chegar em casa.
- Video Harley
Outra característica muito marcante na raça Coton de Tulear é seu temperamento que não se assemelha a nenhuma outra. É considerado o "cão anti-stress" por sua afetuosidade, alegria e dinamismo. Costuma pedir carinho para o dono, mas sem assediá-lo constantemente. É bastante feliz e saltitante e se adapta bem à rotina da casa, tende a ser obediente, mas se for muito mimado pode perder esta qualidade.
Tem muita paciência com crianças, pois gosta muito de brincar com elas.
Abaixo o vídeo do “Juca“ machinho de nossa criação brincando com o filho da nossa cliente “Tatiana“.
- vídeo criança e coton
Com outros cães, a atitude do Coton de Tulear irá se deixar influenciar muito pela receptividade do outro cão.
No vídeo abaixo, “David“, machinho de nossa criação bagunçando com seus amigos “Yuri“ e “Kauan“ , todos da nossa cliente ”Cristiane“.
- vídeo David
Por ser um cão pequeno, mas estruturado, musculoso, resistente, vivaz e principalmente muito inteligente, o Coton de Tulear já está se destacando nas pistas de Agilyt pelo mundo.
Veja no vídeo abaixo a feminha de nossa criação “Charlotte“ com seus donos “Fania“ e “Leandro“ em um grau já elevado do agilyt.
- vídeos Charlotte
O Coton de Tulear não é um cão totalmente branco por natureza, muitos nascem manchados e ficam brancos até o final do crescimento.
O seu ancestral africano era manchado de (preto, marrom, cinza, bege, champagne) e a mistura com Bichons e Malteses diminuiu a predominância das manchas.
Hoje, após um mapeamento genético feito em diferentes exemplares, foi concluído que os Cotons totalmente brancos com genética ascendente somente de cães brancos, possuem uma carga genética maior de Bichons e Malteses, muitas vezes influenciando em sua característica de origem.
Já os manchados possuem uma carga genética maior para o ancestral africano, que é a origem da raça.
Nossa seleção é voltada para o Coton de Tulear originário da África, seu temperamento, suas características e sua estrutura, que encantou os franceses na época, gerando uma grande retirada de animais de seu pais de origem, onde uma lei foi criada bloqueando a extração descontrolada de animais.
Por isso temos em nossa genética a predominância dos mais variados tipos de manchas.